Formação em contexto de trabalho laboratorial (FCTL)
(Tipos de FCTL)

A Formação em Contexto de Trabalho Laboratorial (FCTL) é uma das modalidades de oferta formativa do INSA com regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Diretivo do INSA. A FCTL é desenhada de acordo com objetivos e necessidades específicas dos formandos e desenvolvida com a metodologia de estágio, ou seja, integrada no contexto real de trabalho do Instituto, sob a orientação direta de um formador-supervisor.  Pode ser de dois tipos:

  1. De curta duração - visa objetivos de aprendizagem específicos e destina-se principalmente a profissionais. A candidatura é feita através do seguinte formulário: Ficha de Candidatura;

  2. De média e longa duração - integra-se em planos de estudos de cursos superiores e realiza-se no contexto de protolocos de colaboração entre o INSA e as instituições de ensino. Com frequência, envolvem outras áreas de colaboração como, por exemplo, docência e atividades de I&D. A FCTL de média e longa duração é solicitada ao INSA pelos estabelecimentos de ensino (formamais@insa.min-saude.pt).